Qual a diferença entre os computadores de 32 e 64 bits?


Quais as diferenças entre computadores de 32 e 64 bits? O que é um bit? Devo baixar a versão de 32 ou de 64 bits desse programa? Bem, se você não sabe responder à essas perguntas, esse post foi feito para você! Confira aqui a definição do que seriam esses "bits" e quais as diferenças entre eles.

 


Antes de tudo, vamos entender o que é um bit. De acordo com a Wikipédia, isso é um bit:

"Bit (simplificação para dígito binário, " Binary digit " em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida, usada na Computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores: 0 ou 1, corte ou passagem de energia respectivamente."

O processador de seu computador/celular trabalha com bits. Tudo o que ele processa, é por meio de bits. É daí que vem o código binário. Aqueles "01010101" que você vê em muitos filmes "Hackers", são códigos binários, os bits, os dados que o processador processa.

Codigo Binario - Taringa!

Vou dar um rápido exemplo para tornar isso mais simples: Ao apertar a tecla "a" em seu Notebook, o seu processador vai processar na verdade "01100001". Tudo o que você faz nessas máquinas acaba virando um binário durante o processamento.

Ok, mas você ainda não me explicou as diferenças entre computadores de 32 e 64 bits.

 

Agora que você já sabe o que é um bit fica mais fácil explicar as diferenças entre processadores de 32 e 64 bits.


Teste do processador Ryzen 5 1400 - Processadores - Clube ...

Como eu havia dito, os processadores lidam com os bits. A diferença entre os processadores de 32 e 64 bits é a capacidade de bits por cada ciclo de clock que cada um pode processar (clock seriam quantos hertz por segundo o seu processador trabalha. Para ilustrar isso melhor, 1MHz = 1000000 Hz, ou seja, 1000000 ciclos por segundo).


Bem, mas isso significa que um computador de 32 bits é mais devagar que um de 64 bits? Não! Agora veja o porquê:

Imagine que dois trens com velocidades iguais precisam levar uma carga de 64 Kg. O primeiro trem pode levar 64 Kg de cada vez, já o 2º, poderá levar apenas 32 Kg. O primeiro trem precisará de apenas uma viagem para levar toda a carga, enquanto o segundo levará duas. A questão é quanto cada um pode transportar e não o quão rápido chegará cada trem. Afinal, os dois irão à mesma velocidade.

Uma outra limitação de um computador de 32 bits tem é a quantidade de memória RAM que ele poderá utilizar. 

Processadores de 32-bits conseguem guardar até 232 (4.294.967.295) endereços diferentes. Esses endereços apontam para a memória RAM, onde as informações de que o processador precisa ficam armazenadas. Isso limita os computadores de 32 bits a usarem menos de 4GB de RAM. 

Memoria RAM, ¿Cómo funciona, cuanta montar y tipos?

Por isso há uma diferenciação nos programas e sistemas operacionais feitos para computadores de 32 e 64 bits. Um sistema operacional de 32 bits não reconhece mais que 4GB de memória RAM, enquanto os de 64 bits podem (em tese, já que nem temos capacidade para tanta memória RAM) reconhecer até 17 bilhões de GB de RAM.

Isso sem contar que os programas de 64 bits exigem que o hardware trabalhe com operações que envolvem números maiores e cálculos mais complexos. Um processador de 32 bits teria que dividir as suas operações em diversas partes para conseguir processar as instruções destes programas, ao mesmo tempo que um processador de 64 bits executaria muito menos operações.

Em função disso os computadores de 32 bits ficam para ações mais simples, enquanto para jogos pesados, manipulação de imagem e vídeo e modelagem 3D, é recomendado ter um processador de 64 bits.

Seven Stunning New GTA 5 Screenshots
GTA V, por exemplo, é um jogo que demanda um processador de 64 bits.
 
Um ponto que vale ressaltar é que um computador de 32 bits não executa um programa de 64 bits, mas o contrário acontece. É bom estar alerta a esse fato, para não instalar o programa errado em seu computador e dar erro. Sempre verifique se a versão do software baixado é compatível com seu sistema.

Apesar das diferenças entre eles cada processador tem seu uso específico. Não se apavore achando que se você comprar um de 32 bits o mundo está perdido e seu PC vai travar todo. Obviamente, isso depende do uso dele. Saber qual hardware é o correto para cada situação é primordial antes de adquirir seu computador.

Porém, se você tiver a oportunidade de escolher entre 32 e 64 bits, vá de 64. Alguns programas mais recentes não estão mais disponíveis para computadores 32 bits, e essa é uma tendência que deve ser seguida nos próximos anos.

Aqui você pode conferir como ver se seu sistema tem 32 ou 64 bits. Caso tenha qualquer dúvida em relação ao assunto, é só vir perguntar nos comentários. Até logo!

Comentários