Como instalar e desinstalar o Dropbox no Ubuntu e seus derivados

https://www.schneiderb.com/wp-content/uploads/2012/10/Dropbox-logo.jpegOlá amigos! No post de hoje, veremos como instalar o Dropbox no Ubuntu (e dessa vez com uma parte especial aos seus derivados). O Dropbox é um serviço que sincroniza seus arquivos entre dispositivos e também os guarda em um serviço de nuvem. Ele é bem útil se você tem que guardar seus arquivos com segurança ou se quer ter a facilidade de poder acessá-los de qualquer dispositivo com acesso à internet.





Instalando o Dropbox no Ubuntu

Instalar o Dropbox no Ubuntu é uma tarefa bem simples. Você simplesmente entra nesse site e baixa o .deb do Dropbox de acordo com quantos bits tem seu sistema (32 ou 64). Após baixá-lo, execute-o e siga as instruções que o aplicativo te der. Bem simples e descomplicado.

Instalando o Dropbox nos Derivados do Ubuntu

Para você instalar o Dropbox nos derivados do Ubuntu é um pouco mais complicado. Primeiro você deve instalar o Nautilus, uma das dependências do Dropbox. Para isso, abra o terminal (use as teclas Ctrl+Alt+T) e execute o seguinte comando:


sudo apt-get install nautilus

Após isso, baixe o .deb do Dropbox nesse site de acordo com quantos bits tem seu sistema (32 ou 64). Execute-o e siga as instruções que o aplicativo der. Pronto, o Dropbox está instalado!

Porém, você não deve estar vendo o ícone do Dropbox. Aquele pequeno, que mostra quando os arquivos estão sincronizados ou quando estão sendo. Para isso, abra seu terminal (use as teclas Ctrl+Alt+T) e execute o seguinte comando:

dropbox stop && dbus-launch dropbox start

 Assim o Dropbox vai encerrar sua instância existente e vai iniciar outra, mas com seu ícone direitinho.

Mas como faço para iniciar o Dropbox com seu ícone direitinho sempre? Bem, você abre o gerenciador de inicio automático de aplicativos em seu sistema e desabilita a entrada do Dropbox. Depois disso, crie uma outra entrada, com o nome Dropbox e com o comando "dbus-launch dropbox start -i" (sem aspas).

Já para desinstalar o Dropbox, você deve abrir seu terminal (use as teclas Ctrl+Alt+T) e colar os seguintes comandos:

dropbox stop dropbox status 

(após o comando "dropbox status", deve aparecer "not running", apenas depois isso continue a executar os outros comandos)

rm -rf ~/.dropbox-dist rm -rf /var/lib/dropbox rm -rf ~/.dropbox* sudo apt-get remove nautilus-dropbox sudo apt-get remove dropbox rm /etc/apt/source.d/dropbox

E apenas depois dos comandos acima, para remover os arquivos que foram sincronizados, execute esse comando também:
rm -rv ~/Dropbox

E se você está em algum derivado do Ubuntu, execute esse seguinte comando também:
sudo apt-get remove nautilus

O post se encerra aqui, espero ter te ajudado! Caso tenha alguma dúvida, só deixar ela nos comentários!

Comentários