Como instalar e desinstalar a carteira Bitcoin Electrum no Ubuntu e seus derivados

Electrum (@ElectrumWallet) | TwitterOlá amigos! No post de hoje mostrarei como instalar a carteira Bitcoin Electrum. A Electrum é uma carteira de Bitcoin, onde você pode armazenar, receber e gastar seus bitcoins. Sua principal vantagem consiste em ser uma carteira leve (você não precisa baixar toda a blockchain), ao mesmo tempo que é bastante segura! Se você não tem espaço para baixar a Bitcoin Core, recomendo você instalar a Electrum. Agora vamos ao tutorial!                         
 




A instalação da Electrum é bem fácil. Você primeiro deve abrir o terminal (use as teclas Ctrl+Alt+T) e entrar nesse site. No site tem um lugar igual o dessa imagem:

Copie e cole no terminal o comando que aparece abaixo de "Install dependencies". Dê enter e espere acabar a sua execução. Após isso, faça a mesma coisa com o comando abaixo de "Install Electrum". Uma tela como essa aparecerá.


A partir daí é só esperar a instalação acabar, e pronto! A Electrum foi instalada.

Já para desinstalar, é o comando reverso (lembre se de ter sua seed anotada se você tem algum bitcoin na carteira!). Você novamente abre o terminal (use as teclas Ctrl+Alt+T) e cola esse comando:

sudo pip3 uninstall electrum

A Electrum foi desinstalada. Porém alguns resquícios da carteira são mantidos.

Para eliminá-los completamente você deve abrir seu explorador de arquivos na pasta "/home/seu nome de usuario/" e deletar a pasta ".electrum". Pode ser necessário que você habilite a visualização de arquivos ocultos (logo logo farei um post de como fazer isso).

Espero ter ajudado com o tutorial. Qualquer dúvida, comente aqui que logo te responderei.

Comentários